sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Filme: Freud além da alma

Bom como uma iniciante no estudo da psicologia, pesquisei e achei esse maravilhoso filme, sobre Freud. Estou encantada com esse filme, completamente preto e branco, super old school, o tipo de filme que faz a minha cara, e abordando um assunto tão crucial, como o nascimento da psicanalise e seus principais conceitos. Estarei disponibilizando um site que achei, com o filme para que vocês possam ter a oportunidade de estar prestigiando esse filme incrível!



SINOPSE DO FILME: FREUD ALÉM DA ALMA 
O filme é em preto e branco, tem cerca de 02 horas e 19 minutos de duração e relata uma parte da vida do cientista psicanalista Dr. Sigmund Freud, que no início de sua carreira quanto médico, passa por inúmeras dificuldades, devido ao fato de desejar aprofundar suas descobertas e busca pela verdade a fim de validar sua teoria numa sociedade rígida e estreita em solo Europeu no século IX. O cenário do filme é relatado em duas cidades, grande parte em Viena, na Áustria, local de nascimento de Freud, e outra parte em Paris, no ano de 1885. Os acontecimentos do filme giram em torno de Freud, seus professores, família e pacientes, tendo como destacados os referidos personagens: o Dr. Meynert, Dr. Charcot, em seguida seu maior aliado, ou porque não dizer, seu maior opositor, o Dr. Breuer, destacamos também sua principal paciente, a Srtª Cecily, dentre outros personagens que tiveram seu grau de importância no decorrer do filme.
Em meio á descobertas e desalentos, Freud predisposto a conhecer o lado obscuro do inconsciente do homem, na sua trajetória quanto médico em um hospital psiquiátrico, admite uma paciente com histeria, contra a vontade de seu professor, o Dr. Meynert, que tenta todos os recursos para provar que os sintomas apresentados pela paciente de Freud são frutos de fingimento e imaginação da mesma, ou seja, o Dr. Meynert não acredita em neuroses. Contrariado Freud viaja para Paris a fim de conhecer de perto os ensinamentos do professor Dr. Charcot, acerca das técnicas de hipnose que o mesmo utilizava em suas pacientes.
Ao assistir uma apresentação do Dr. Charcot, em Paris, Freud se maravilha, observando dois pacientes sendo hipnotizados, uma mulher em uma cadeira de rodas, acometida por uma paralisia a 6 (seis) anos, e um homem com um sintoma denominado paralisia agitada (suas mãos e pernas não paravam de tremer), nessa oportunidade, o Dr. Charcot mostrou que através da hipnose, os sintomas dos pacientes podiam ser alterados, de acordo com o que seus inconscientes acreditassem que eram conscientes.
Ao retornar á Viena, Freud apresentou suas considerações em forma de relatório acerca da técnica da hipnose para o conselho medico, não sendo aceito pela maioria, mas recebeu a simpatia e atenção do Dr. Breuer, que já praticava esse2 método em uma paciente especial: Cecily, e lhe pediu para proceder a hipnose como tratamento para os pacientes no hospital em que trabalhava.
O filme tem seus momentos de tensão, quando em meio ao atendimento aos seus pacientes com o método da hipnose, Freud é interrompido e mal interpretado por colegas de trabalho, inclusive por seu primeiro mestre: o Dr. Meynert, que o demite imediatamente de seu posto de médico. Neste espaço de tempo, Dr. Breuer se torna um precioso aliado de Freud propondo parceria entre os dois, a fim de prosseguir com o estudo sobre a histeria e sua origem, deste modo, observamos Freud atendendo os pacientes do Dr. Breuer.
É interessante relatar que, as descobertas iniciais mais evidentes, que explica o erotismo e desejo da criança pela mãe (ou pelo pai) da teoria de Freud, não aconteceram com a paciente Cecily, mas sim ao atender o jovem Von Scholloser, que estava prestes a ser enviado para um manicômio, acusado de matar seu pai.
Em meio ao tratamento do jovem, através da hipnose, Freud identificou uma forte atração que a figura da mãe exercia sobre o filho, quando o jovem em meio ao transe hipnótico abraçou o manequim com erotismo, conceituando-o com a figura da mãe, manifestando resquícios de ódio ao pai. Esse tipo de comportamento provocou em Freud medo e confusão na sua mente, pois ainda não tinha respostas para dar a si mesmo, a ponto de abandonar o paciente e interromper seu trabalho, passando a escrever artigos científicos de anatomia, ficando assim cerca de 1 (um) ano.
Podemos observar no filme, seu retorno aos estudos científicos, quando foi convidado para visitar seu antigo professor, Dr. Meynert, que estava doente, mas o recebeu de maneira diferente, confessando que era portador de neurose (fato que ele escondeu de Freud) e pede para que ele siga em frente em busca de "destruir os dragões interiores" que cada um tem em seus inconscientes, afirmando "vá rumo á escuridão". Esse foi o fator chave para Freud retornar a pesquisa, voltando à casa do jovem Von Scholloser, que, descobriu ter falecido em um manicômio, entristecido e desapontado Freud se culpa por não ter prosseguido em busca da cura do jovem.
Podemos também observar no filme, que Freud tinha medo de suas descobertas, a ponto de relatar a sua esposa que num futuro não muito distante as pessoas poderiam apedrejá-lo, mas também contemplamos um cientista corajoso disposto a buscar incessantemente por respostas às suas indagações que permeavam sua mente em todo o tempo, pois ao se deparar com a morte de seu pai, ele se descobre como agente ativo no processo de sua pesquisa, no funeral de3 seu pai, ele desmaia por não poder cruzar o portão do cemitério, o que o faz se autoanalisar buscando urgentemente respostas à sua suposta "neurose", e interessante citar que questionamentos permeavam a mente de Freud tais como:
"como posso defender uma teoria que não aprova em mim mesmo?".
A fim de prosseguir com sua pesquisa, Freud pede ao Dr. Breuer para acompanhar a paciente Cecily, e assim o fez. No tratamento da jovem Cecily, Freud descobre que não é necessária a intervenção da hipnose para que ela relate acontecimentos importantes, o que o faz redefinir seus métodos da pesquisa, adotando a conversação como instrumento principal ao tratamento dos "traumas" ou das "neuroses", em meio á essa investigação, Freud descobre que o pai de Cecily foi o precursor de suas neuroses, devido ao fato de que ela sentia raiva da mãe, e inconscientemente ela era sua principal adversária na disputa da atenção de seu pai.
A análise de Freud se estende, quando ele se coloca como integrante nesse processo quando descobre que o causador de sua neurose foi um ciúme possessivo que sentiu por sua mãe, a ponto de não conseguir visitar o túmulo de seu pai, que ao se aproximar do portão do cemitério, passava a ter tremedeiras e outros sintomas nervosos, sabia que precisava desvendar esse mistério para ele mesmo a fim de ter uma melhor qualidade de vida, pois ao se descobrir como peça chave de sua pesquisa, Freud não se aceitou e desejou fugir, mas dentro dele, podemos observar que existia uma força maior que o compelia a buscar as respostas escondidas no inconsciente, ou seja, no lado obscuro da mente humana.
E assim ele prosseguiu com sua teoria para apresentar sua descoberta em um congresso, no qual foi vaiado e repudiado por todos os integrantes, sendo abandonado pelo seu último professor e mentor, o Dr. Breuer, que já havia o avisado para parar com esse estudo, mas contundente e corajoso como Freud era, não desistira de sua tese, pois conseguira curar a Srtª Cecily e curar a si próprio, uma vez que visitou o túmulo do pai sem sentir nenhum sintoma de sua neurose.
Esse filme retrata os caminhos conflitantes em que certos cientistas tiveram que galgar antes de comprovarem suas teorias, quem imaginaria a terra redonda, se por anos acreditava-se que era quadrada? Quem imaginaria no ano de 1885 um pequeno pedaço de metal plastificado indicando que ali pode-se armazenar mais de 2 (dois) mil dados, que conhecemos hoje como chip? Quem imaginaria em pleno século IX se conectar com outra pessoa através de um telefone celular a uma4 distância absurda, mas que é comum no século XXI? Quem imaginaria no ano de 1885, uma ciência denominada psicanálise, que trata pessoas do mundo inteiro não só na mente, mas em sua profundidade pode atingir o amago da alma? De certo, quem acreditaria em um jovem médico de apenas 30 (trinta) anos de idade, defendendo que as crianças ao nascerem são compelidas a sentirem desejos sexuais por seus pais e que esse tipo de repressão tem que ser tratada para que o ser humano viva em sua totalidade? Claro, são questões complexas de se tratar, no entanto, através dos estudos iniciais de Sigmund Freud o mundo passou a conhecer a psicanálise como ciência.
Podemos perceber que, somente hoje em pleno século XXI, algumas questões acerca do funcionamento e complexidade da mente do ser humano podem ser respondidas com mais exatidão, mas em meio à teóricos e estudiosos, as mais diversificadas concepções são formadas acerca de uma só palavra, pois em sua aplicabilidade e dependendo da área em que ela é concebida, é que podemos relatar com mais precisão as definições de cada palavra em sua magnitude, ou seja, a mente ainda é considerada como o palco das mais variadas e complexas formas de pensamento, e por mais que estudem, conheçam e pesquisem acerca dos desígnios da mente, nunca conseguiremos alcançá-la em sua totalidade, nem tão pouco desvendá-la, considero que o autor e consumador do ser humano foi aquele que trabalhou em sua extrema perfeição em meio às complexidades que somos formados: Deus! Em vista do exposto, podemos pensar nessa concepção de que cada pessoa é diferente uma da outra e única em sua essência, abrindo sempre uma vertente para novos estudos e pesquisas acerca do comportamento do homem, ou seja, a mente tanto é infinita quanto complexa em suas dimensões, enquanto há vida, há processos na mente de uma pessoa, e enquanto processo, há estudos e possibilidades de se aproximar mais e mais de um terreno muito explorado pela ciência, mas pouco conhecido: a mente humana.


Link para assistir online: Freud além da alma - assista online

Nenhum comentário:

Postar um comentário